Celular molhou? Saiba exatamente o que fazer
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

2 abr, 2021

Ícone de comentários

0

Celular molhou? Saiba exatamente o que fazer

Se o seu celular molhou, seja por um simples descuido ou por conta de algum um acidente, este conteúdo é para você. Siga as dicas que vamos te dar para evitar que seu aparelho — e você — tenha prejuízos ainda maiores por conta da água.

É frustrante, mas pode acontecer

Dentre todos os problemas e acidentes que podem ocorrer com um smartphone, com certeza, um dos mais comuns está relacionado aos casos em que os aparelhos caem em vasos sanitários, molham durante tempestades ou vão parar acidentalmente no fundo das piscinas.

E isso é realmente muito frustrante. Um verdadeiro "banho de água fria" — desculpem o trocadilho. Fato é que molhar o celular pode ser extremamente prejudicial. Por isso, essa situação que todo mundo tenta evitar ao máximo. Mas, muitas vezes, pode acontecer.

Quais problemas podem ocorrer com um celular molhado?

Em um primeiro momento, algumas pessoas podem pensar que a resposta para essa pergunta se resume a um problema ou falha que pode vir a ocorrer na tela do celular após o contato com a água. É claro que existe a possibilidade do display de um smartphone sofrer estragos, como manchas. Mas, na verdade, os componentes internos são aqueles que correm maior risco de sofrerem danos em uma situação como essa.

Algo, digamos, mais simples que pode acometer um smartphone molhado é a oxidação. Apesar de ser algo facilmente corrigido por por uma assistência técnica especializada, essa oxidação, caso não seja resolvida a tempo, pode fazer o aparelho parar de funcionar.

Entretanto, o componente que normalmente é o mais afetado — e que pode causar maiores transtornos ao usuário — em caso de celular molhado é a placa interna. E é aí que mora o perigo. Como o proprietário do aparelho não tem acesso ao seu circuito interno, ele pode, erroneamente, achar que está tudo bem nos casos em que o celular continua funcionando após o contato com líquidos.

Meu celular molhou! Como agir?

“Ok, entendi que posso ter problemas sérios se meu celular molhar por algum motivo. Mas o que eu faço em uma situação como essa?”, você pode estar se perguntando. Vamos lá!

Você precisa ser ágil

Vamos utilizar como exemplo um celular que caiu em um recipiente com água. Quanto mais tempo ele ficar submerso no líquido, maiores serão os estragos. Então, seja ágil! Retire o smartphone da água o mais rápido possível.

Mas, cuidado! Se o aparelho cair na água enquanto estiver conectado a uma tomada, por meio do carregador, o ideal é desconectar o cabo de energia antes de tentar salvar o celular. Com isso, você elimina qualquer possibilidade de tomar um choque elétrico.

Desligue imediatamente o aparelho

Muitos usuários ficam tentados a mexer no smartphone para verificar se ele continua funcionando, mas o melhor a se fazer é desligá-lo imediatamente. E, se no momento do contato com a água ele estiver desligado, não tente fazer o caminho inverso. Ligar o celular nessas condições pode ser ainda pior.

Se possível, retire a bateria do celular

Essa é uma dica para os aparelhos que permitem esse acesso, claro. Após garantir que o smartphone está desligado, abra-o com cuidado e remova a bateria. Essa etapa é fundamental para evitar danos ainda maiores.

Seguindo a mesma ideia, é uma boa retirar também o chip e o cartão de memória, até mesmo como uma forma de preservá-los. Tanto a bateria quanto os outros itens devem ser envolvidos em um papel toalha (ou pano macio), a fim de que fiquem secos.

Agora, hora de secar o celular molhado

Com um pano macio ou um papel toalha, seque ao máximo a água que está na superfície do aparelho. E aqui vale ressaltar um ponto de atenção: jamais utilize secador de cabelos para esse procedimento. O calor do equipamento pode gerar ainda mais problemas para o seu celular.

Leve o mais rápido possível a uma assistência técnica especializada

Sim, essa vai ser a melhor e mais garantida alternativa que você vai ter em casos de smartphones molhados. Apenas uma equipe especializada no conserto de celular possui expertise e tecnologia necessárias para tratar o problema com um olhar mais crítico e buscar as melhores soluções.

Quanto mais tempo você demorar para levar seu aparelho celular a uma assistência, maiores são as chances dele sofrer danos irreversíveis. A GoPhone conta com uma avaliação técnica inteiramente gratuita, capaz de identificar exatamente quais foram os componentes afetados pela água em casos de celulares molhados.

“Não tem uma assistência técnica aberta agora. O que eu faço?”

Acidentes, como o de celulares que caem na água, não escolhem horário para acontecer, não é mesmo? Então, caso você passe por essa situação durante um período do dia em que não encontra uma assistência técnica aberta, uma medida que pode minimizar os danos é colocar o aparelho em um pote de arroz cru.

Essa dica com certeza você já ouviu. E ela realmente pode te ajudar, pelo menos até que você consiga levar o celular até uma equipe especializada. O arroz auxilia na absorção da água que está acumulada no interior do smartphone, removendo parte da umidade que pode causar oxidação. A indicação é deixá-lo durante algumas horas submerso nos grãos.

Mas aqui é necessário ressaltar algo muito importante e que precisa da sua total atenção. Tome cuidado, pois o conector de carga do celular — a abertura na qual você conecta o carregador do aparelho — estará aberto e pode acontecer de pequenos grãos de arroz entrarem ali.

Muitas pessoas colocam o smartphone em um pote de arroz cru, deixam durante horas e, na sequência, acham que toda a água foi removida, voltando a utilizá-lo normalmente. O que pode ocorrer é que se um grão de arroz entrar na abertura do conector de carga e você colocar o celular para carregar, a probabilidade de danificar o componente é enorme.

Então, lembre-se: essa medida auxilia na absorção do líquido no interior do celular que molhou, mas não supre, em hipótese alguma, a necessidade de uma avaliação técnica. 

Por que a GoPhone é a melhor opção para meu smartphone molhado?

O trabalho da GoPhone Assistência Técnica vai muito além da manutenção em celulares afetados por água. A marca é referência em reparos avançados e em acessórios essenciais para smartphones, tablets e notebooks. Tudo de acordo com as necessidades de cada cliente.

Desenvolvemos um atendimento personalizado, que vem se aprimorando desde 2008. Da mesma forma,  nossa expertise e as competências técnicas do nosso time de especialistas vêm se fortalecendo a cada ano. Assim, proporcionamos aos nossos clientes soluções eficientes e duradouras, com toda a garantia nos serviços prestados.

Se você se identificou com este artigo e seu celular molhou recentemente — ou qualquer outro tipo de conserto que você necessite para seu aparelho —, entre em contato conosco. Vamos fazer uma avaliação técnica gratuita com todo cuidado para você.

Fique por dentro de todas as novidades sobre o mundo dos celulares através do Canal do SP no YouTube e siga a GoPhone no Instagram.

Mais do que manutenção e reparos em aparelhos, a função da GoPhone é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

CATEGORIAS:
Celulares
POPULARES
RECENTES
COMENTÁRIOS
TAGS

PEÇA SEU
ORÇAMENTO