Seu celular não faz ligação? Descubra como resolver
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

14 jun, 2021

Ícone de comentários

0

Seu celular não faz ligação? Descubra como resolver

Atualmente, os smartphones possuem tantas funcionalidades, disponibilizam tantas maneiras de comunicação que às vezes nos esquecemos de uma finalidade importantíssima que eles têm: fazer e receber chamadas. É verdade ou não é? Brincadeiras à parte, o que fazer quando, por algum motivo, seu celular não faz ligação?

Neste conteúdo, vamos apresentar para você algumas possíveis causas e dicas que podem te ajudar a resolver o problema. Confira!

Meu celular reconhece o chip, mas não faz ligação

Um primeiro ponto extremamente importante que deve ser verificado quando você não consegue completar uma chamada com seu smartphone é o sinal da sua operadora. Vale certificar-se de que você está em um local que esteja dentro da área de cobertura. Visto isso, uma segunda recomendação é verificar se recebeu alguma notificação da operadora mencionando qualquer falha no sistema.

O celular está na rede correta da operadora?

Esse é um detalhe que faz toda a diferença no caso de celular que não faz ligação. É essencial verificar se o seu dispositivo está configurado para selecionar automaticamente a rede móvel da sua operadora. Antes de iniciar este processo, certifique-se que o cartão SIM está inserido no seu aparelho. Se ele não estiver corretamente inserido no smartphone, a opção de Redes Móveis não ficará visível.

Para permitir que seu dispositivo selecione automaticamente uma rede — aquela que vai estabelecer uma conexão que permitirá efetuar e receber chamadas —, siga os seguintes passos:

Em casos de celulares com Android: Configurações > Conexões > Redes móveis > Operadoras de rede > Buscar redes > Automático/Sua operadora.

Se seu aparelho for um iPhone (que utiliza o sistema operacional iOS), acesse: Configurações > Operadores > Automático/Sua operadora.

Se até aqui estiver tudo ok, uma boa dica é simplesmente reiniciar seu smartphone. Esse ato fará com que o seu telefone se conecte novamente à rede móvel da operadora. É uma boa forma de verificar se a interrupção das ligações não foi causada por uma instabilidade de conexão com a rede.

Modo offline ou modo avião

Muitas vezes, sem querer, podemos ativar uma opção que vai impedir o smartphone de realizar ou receber ligações: o modo offline — ou avião. Se isso acontecer, não apenas as chamadas param de funcionar, mas o aparelho perde todas as conexões, como dados móveis, bluetooth, Wi-Fi, entre outras.

O que você deve fazer para verificar se o celular está no modo avião?

Para aparelhos que utilizam o sistema Android, faça o seguinte caminho: Configurações > Rede e internet > Modo avião/offline. Se a opção estiver ativada, desative.

Já para os usuários de iPhone — que utiliza o sistema operacional iOS —, basta acessar: Configurações > Modo avião.

Bloqueio de chamadas ativado

Outra opção que pode estar ativada e acaba inviabilizando qualquer tipo de ligação telefônica é o bloqueio de chamadas. O próprio nome da função já entrega seu objetivo, não é mesmo?

As etapas para desativar essa função variam de acordo com cada dispositivo e seu sistema operacional. De qualquer forma, confira abaixo dois exemplos de caminhos que podem funcionar no seu aparelho:

Para celulares com Android: abra o aplicativo do telefone > Clique no ícone de três pontos (canto superior direito) > Acesse Configurações de chamada > e vá até Rejeitar chamadas.

Para quem tem iPhone: Configurações > Telefone > Bloqueio e identificação de chamadas.

Verifique se a opção “Não perturbe” está ativada

Aqui está mais uma simples configuração que pode estar afetando o desempenho do seu aparelho no momento das chamadas telefônicas.  Se a opção “não perturbe” estiver ativada no seu celular, ele não vai receber ligações.

Para desativar a funcionalidade “não perturbe”, existem diferentes maneiras, que vão variar conforme o tipo de telefone que você tem. Abaixo, temos dois exemplos que podem funcionar no seu caso:

Celulares Android: deslize o dedo de cima para baixo na tela (esse movimento abrirá o painel de Opções) > Não perturbe. Você ainda pode desabilitar essa opção através das configurações, acessando “Som”.

Para iPhone: Aqui o caminho é bem simples, basta ir até Configurações > Não perturbe.

É importante testar para saber como o seu smartphone se comporta com a função “não perturbe” ativada. Isso porque, a depender do modelo do celular — e também do seu sistema operacional —, essa opção pode gerar duas diferentes possibilidades: rejeitar completamente as chamadas ou apenas silenciar toques e outros efeitos sonoros.

Ainda não resolveu?

Caso você tenha testado todas as dicas elencadas acima e ainda não consiga realizar ou receber chamadas no seu smartphone, o problema pode ser mais grave do que parece. Para tirar a prova, uma alternativa é testar o chip em um outro aparelho compatível com a rede da sua operadora. Caso você consiga concluir a ligação pelo outro dispositivo, a falha está no seu smartphone.

Nesse caso, é fundamental levar o aparelho até uma assistência técnica especializada (algumas têm, inclusive, serviço de orçamento sem qualquer tipo de custo), para ser feita uma análise minuciosa a fim de identificar e resolver a questão.

GoPhone Assistência Técnica

Referência em Valinhos, Vinhedo e Campinas, a GoPhone Assistência Técnica é uma marca especializada em reparos avançados e acessórios para smartphones, tablets e notebooks, que atua com eficiência nas necessidades de cada cliente.

A empresa possui um atendimento personalizado, amparado por uma equipe técnica altamente capacitada. E toda essa expertise e as competências do time da GoPhone vêm sendo fortalecidas e potencializadas desde 2008.

Na GoPhone, o desenvolvimento de habilidades é levado a sério, assim como todo o seu aparato tecnológico. A empresa conta com os melhores equipamentos e as ferramentas mais avançadas, com o objetivo de proporcionar aos clientes soluções eficazes e com resultados duradouros.

Siga a GoPhone no Instagram e conheça todos os nossos serviços e produtos.

Mais do que manutenção e reparos em aparelhos, nossa função é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

Quer mais dicas sobre celular?

Gostou dessas dicas? Você também pode conferir outros conteúdos que preparamos especialmente para você: 6 apps para treinar em casa, desoxidação de celular, aplicativos de produtividade, entre outros textos presentes no blog da GoPhone.

E se você quer ficar por dentro de todas as novidades, curiosidades e dicas sobre o mundo dos celulares, tablets e notebooks, inscreva-se no Canal do SP no YouTube.

CATEGORIAS:
Celulares
POPULARES
RECENTES
COMENTÁRIOS
TAGS

PEÇA SEU
ORÇAMENTO