Desoxidação de celular: saiba a importância
GoPhone

GoPhone

Ícone de calendário

7 abr, 2021

Ícone de comentários

0

Desoxidação de celular: saiba a importância

Você sabe em quais circunstâncias é necessária a desoxidação de celular? Essa é uma técnica utilizada principalmente quando o aparelho passa, por exemplo, por algum tipo de contato — direto ou indireto — com líquidos e sofre uma reação oxidante em seus componentes internos. Neste artigo, vamos elencar os motivos que podem ocasionar o problema e a melhor forma de resolvê-lo. Confira!

O que causa a oxidação nos celulares?

Já falamos por aqui sobre um dos problemas mais comuns em smartphones, que é o contato com líquidos. Quando um celular molha por algum motivo, seja por acidente ou até mesmo uma falta de cuidado do usuário, um dos possíveis danos é a oxidação (também chamada de óxido de ferro ou ferrugem) dos componentes.

O que acontece é que o oxigênio presente na água sofre uma reação ao entrar em contato com os elementos metálicos do aparelho, criando uma camada — a oxidação — que impede o processo elétrico.

Mas engana-se quem acha que apenas esse contato direto com água (ou algum outro líquido) pode causar a oxidação do smartphone. Qualquer tipo de umidade, vapor ou mesmo calor excessivo podem desencadear, a médio e longo prazo, um processo de oxidação nos celulares.

Por isso, é preciso estar atento e tomar cuidado com algumas situações em que podemos colocar nossos aparelhos telefônicos em risco, como sauna, piscina, praia (a maresia representa alto risco de oxidação em metais), banheiro (muitas pessoas levam os celulares ao banheiro e os deixam expostos enquanto tomam banho), entre outros.

Entretanto, se seu smartphone for acometido por oxidação, saiba que existe um processo bem comum que, se realizado por profissionais especializados, pode recuperar os danos e restabelecer o bom funcionamento: a desoxidação de celular.

Quais componentes são afetados pela oxidação?

A parte interna de um celular é extremamente complexa e repleta de componentes, alguns até difíceis de serem observados sem o auxílio de um microscópio. Não é tão simples determinar em quanto tempo o aparelho pode oxidar após ser exposto a algumas das situações que listamos acima. Além do período de exposição, também é preciso considerar, por exemplo, a quantidade de líquido que o atingiu.

Contudo, alguns elementos podem ser mais afetados do que outros e estão mais suscetíveis aos danos provenientes da oxidação, entre eles:

Capacitores: conjunto de duas placas condutoras que serve para armazenar energia e que também atua como um filtro que elimina a transferência de corrente contínua;

Resistores: componentes que funcionam exercendo uma resistência à passagem da corrente elétrica e são soldados na superfície das placas

Circuitos integrados: circuitos eletrônicos que são desenvolvidos com funcionalidades específicas e determinadas para atender diversas funções dentro do aparelho.

É claro que todos os componentes internos dos celulares podem sofrer danos causados pela oxidação, mas vale a pena citar esses três como alguns dos principais itens agredidos por esse problema.

Para determinar com precisão quais elementos foram danificados, é necessária uma avaliação técnica mais aprofundada. A GoPhone realiza todas as avaliações de forma inteiramente gratuita para identificar as anomalias e definir as melhores ações de manutenção nos celulares de seus clientes.

O importante é saber que, apesar de ser um problema frustrante para qualquer usuário, a oxidação de celular tem solução e o aparelho pode ser recuperado, desde que observado de perto por especialistas.

A desoxidação de um smartphone

Até aqui vimos o que causa a oxidação, quais componentes ela pode atingir e o quão danosa ela é para o celular. Agora, vamos entender um pouco mais sobre o processo que é realizado para sanar o problema e trazer o aparelho de volta às suas condições normais de funcionamento.

A desoxidação de celular é um procedimento que deve ser realizado por profissionais capacitados, que possuem as ferramentas e materiais adequados para desempenhar a atividade com eficiência e assertividade.

Uma assistência técnica bem preparada utiliza alguns itens fundamentais para realizar o trabalho, como álcool isopropílico — usado em conjunto com a cuba ultrassônica —, removedores de oxidação em placas, entre outros.

É necessário identificar todos os sinais de oxidação, efetuar a limpeza e, se necessário, realizar a troca de componentes em curto. No Canal do SP, no Youtube, você pode conferir um vídeo completo de um processo de desoxidação de um iPhone 7 Plus que já havia passado por inúmeras assistências antes de chegar à GoPhone.

Esse é um tipo de reparo demorado, que requer um grande conhecimento e envolve muita atenção e cuidado para que todas as partes atingidas sejam recuperadas. Por isso, é fundamental procurar por assistências sérias e comprometidas com um resultado de qualidade.

A GoPhone e a manutenção de celulares

A desoxidação de celular é apenas um dos diversos serviços de manutenção que a GoPhone Assistência Técnica desempenha há anos em Valinhos e região. Na loja, os clientes têm à disposição uma equipe capaz de agir rapidamente e com expertise em reparos que vão desde a recuperação de aparelhos lentos até a troca de telas, passando por reparos avançados em placas e resolução de problemas com carga.

Nosso objetivo é proporcionar às pessoas soluções eficazes, completas e duradouras. Garantimos a utilização das melhores peças disponíveis no mercado para que seu aparelho retorne a você em um alto padrão de qualidade. Nosso trabalho é desenvolvido de forma personalizada, de acordo com as suas necessidades.

Se você se identificou com este artigo e seu celular precisa de uma desoxidação — ou qualquer outro tipo de manutenção ou reparo —, entre em contato conosco. Nossa avaliação será gratuita e cuidaremos do seu smartphone com toda a responsabilidade e o esmero tão reconhecidos e aplicados em nossa loja.

E para você não perder nenhuma novidade relacionada ao mundo dos celulares, inscreva-se no Canal do SP no YouTube e siga a GoPhone no Instagram. Curta, compartilhe e comente nossos posts. Qualquer dúvida sobre smartphones, tablets e notebooks, pode nos acionar. Será um prazer esclarecer seus questionamentos.

E lembre-se, mais do que manutenção e reparos em aparelhos, a função da GoPhone é trazer solução e satisfação a todos que nela confiam.

CATEGORIAS:
Celulares
POPULARES
RECENTES
COMENTÁRIOS
TAGS

PEÇA SEU
ORÇAMENTO